Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

AULA 9 - (ÚLTIMA AULA) Parcelas subsubdivididas

Nessa aula, iremos abordar o assunto sobre experimentos com parcelas subsubdivididas.

O experimento foi retirado do Livro: BANZATTO David Ariovaldo; KRONKA Sérgio do Nascimento. Experimentação agrícola. 4ed. Jaboticabal: Funep, 2006. 237p.

O exemplo está na página 154 desse livro, do qual retrata um experimento sobre a cultura da beterraba, avaliando Datas de Plantio, Aplicação de Inseticida e Época de Colheita.

Sisvar
Vale ressaltar que o caderno amarelo do Prof. Daniel, iremos usar bastante agora. Abaixo segue o link:
  • Caderno Amarelo - Link


6 comentários:

  1. Cara, faz tempo que procurava essa explicação...Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Você poderia detalhar melhor como ficaria a variância complexa. No meu caso tenho 5 níveis na parcela; 2 níveis na parcela; 3 níveis na subsubparcela.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo. Eu também estava procurando por uma explicação de como fazer parcelas subsubdivididas no Sisvar.

    ResponderExcluir
  4. Não deixem essa página acabar, valeu!

    ResponderExcluir
  5. O material da Flávia está errado. O QM resíduo comum é diferente do livro. Ela pediu a variancia complexa na hora errada, além de preencher os valores de 'K' errado. Não é 12, mas o correto é 3. Um erro bem grave ja que muda o QM res comum de 6,02, correto, para 1,52 como está na apostila. Qualquer dúvida sou professora de Experimentação na Unimontes, e meu e mail é zoomaida@hotmail.com.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um experimento em parcela subsubdividias e não sei quando utilizar a variância complexa. Existe algum documento que possa me ajuda nisso?

      Excluir